10 Dicas para Gerenciar seu Tempo

alt

Dicas práticas e focadas para melhorar seu rendimento e atingir suas metas

1 – Saiba onde seu amigo está

Imagina que um amigo te liga e diz que não consegue chegar a sua casa, pois não acha o endereço. A primeira coisa que você ira perguntar é: Onde você esta? Se ele falar não sei a coisa complica. Como ajudar alguém a chegar a alguma lugar se ela não sabe onde está?

Defina em um papel onde você esta hoje (carreira, dinheiro, relacionamento, família, saúde, e outras coisas)

Escreva o que lhe deixa satisfeito e o que você pretende mudar. Fazendo isso você terá o seu ponto A, ou seja, onde você esta. Se você definir quais as metas pra mudar esses pontos de conflito você terá o ponto B, onde quer cegar. Isso lhe dará muito mais gás para enfrentar problemas complexos e dificuldades, pois você saberá que esta fazendo tudo aquilo para resolver coisas importantes para você.

2. Tenha uma semana poderosa

Não comece uma semana sem saber quais as duas coisas mais importantes para cada dia naquela semana. Exemplo: tenha anotado em sua agenda duas coisas que vão lhe dar bons resultados em cada dia da semana. Duas na segunda, duas na terça, duas na quarta e ai vai. Pense na semana sempre no domingo, antes da semana começar efetivamente. Entre a semana com a segunda-feira já planejada.

3. Use sistemas de listas

Já teve a impressão que você esquece as coisas o tempo todo? Que alguns pensamentos ficam voltando o tempo todo em sua memória? Isso ocorre porque você não coloca as tarefas em listas. Quando você armazena as tarefas em listas de coisas pendentes e coloca data para fazer, sua cabeça descansa. Anote qualquer pendencia em listas: Trabalho, Casa, Faculdade, Esportes, Família, Férias… assim em cada lista estarão as coisas pendentes com datas para serem feitas. Use iPhone, iPad, Agenda de Papel, Google Agenda. Vale tudo. Mas para dar certo anote sempre no mesmo lugar.

4. Não seja agradável

Aprender a falar não é uma habilidade para poucos… mas habilidade crucial para quem quer chegar muito mais longe na vida e carreira. Aprenda a falar não para pessoas e coisas que não vão lhe levar em curto ou médio prazo para suas metas. Dependendo do jeito como você disser não as pessoas até vão lhe respeitar mais. Reflita: Você respeita mais alguém que se posiciona ou que fala sim o tempo todo? Pense nisso.

5. Pegue o touro pelo chifre logo cedo

Uma técnica maravilhosa e fazer as coisas mais complexas e chatas logo no inicio do trabalho. Como se você só pudesse fazer coisas mais gostosinhas se finalizasse o relatório de 3 páginas para a diretoria. Ai sim Facebook…. Só posso ver o site do meu time se antes ler os e-mails de problemas com clientes. Como se isso fosse um prêmio pela disciplina. Faça o complicado primeiro.

6. Blinde seu ambiente

Em média o ser humano demora 20 minutos para se concentrar em algo. Quantos dias da semana você consegue ficar 20 minutos trabalhando sem ser interrompido, seja por e-mail, Skype, Facebook, celular ou alguém chegando a sua mesa? É necessário blindar seu ambiente. Crie sinais visuais como pequenas placas informando que “agora não da”. Deligue o e-mail, Facebook, Skype. Se algo urgente vier vira por telefone e não pro e-mail. Tire 2 horas por semana para dedicar a um projeto importante e trabalhe só com ele.
alt

7. Não vire represa de tarefas – mantenha o fluxo

Deixe a coisa fluir. Não leia um e-mail sobre algo e sem dar um destino a aquele problema passe para outro e-mail ou tarefa. Do it Now!!! Faça na hora. Leu o e-mail e já de destino para ele. Delegue ou faça na hora. Nunca deixe tarefas ficarem parando em você. Mantenha o fluxo. Quando uma pessoa lhe pede algo no escritório e você diz: “Vou ver e amanhã lhe falo”… pronto ela passou o problema para você e agora você esta represando tarefa. Essa pessoa vai começar a lhe cobrar. Pegou uma pendencia? Já agenda quando vai fazer. Coloque isso em sua agenda na hora.

8. Use a Lei de Pareto

Pareto dizia que temos mais resultado quando focamos em poucas coisas, mas que dão muito resultado. Se fizermos relacionamento com 20% dos clientes que gastam mais, nosso resultado será melhor do que ficar falando com os outros 80% que gastam pouco. Se focarmos somente em ações que trazem mais resultados as coisas acontecem mais rápido. Se pergunte o seguinte: Eu estou fazendo coisas que dão muito resultado ou coisa que eu GOSTO de fazer? Pense nisso.

9. Discipline os outros

Sua empresa deve estar viciada no “é para ontem”. Você necessita ser a cura para esse câncer. As pessoas nunca vão se planejar enquanto alguém estiver se matando para cumprir prazos absurdos. Você necessita começar essa revolução. Quando alguém lhe pedir algo em tempo muito, muito curto você deve dizer: “Posso fazer dessa vez, mas em uma próxima data tente se agenda para que a empresa não sofra dessa forma” ou você ainda pode perguntar: “Posso fazer sim, mas me diga algo… o que você pode fazer para isso não se torne algo urgente no mês que vem?”.

10. Cuide do corpo e da alma

Faça caminhadas, natação, ciclismo, esportes. Cuide da sua energia corporal. Isso lhe dará mais entusiasmos para lhe dar com adversidades. Faça coisas que você goste de fazer: tomar um cappuccino em um café bacana, jantar em um restaurante especial. Fazer um jantar para uma pessoa próxima. Tenha coisas prazerosas bloqueadas em sua agenda. Defina QUANDO você vai fazer cada coisa. Não espere sobrar tempo. Nunca vai sobrar tempo.
Compartilhe essas dicas com outros lideres. Seja relevante.

Por Wendell Carvalho

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/10-dicas-de-ouro-para-gerenciar-seu-tempo/60798/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s